segunda-feira, 15 de junho de 2020

[LIvros] MANCHA NEURAL

Pegue o teu aqui

Mickey é chamado para resolver o misterioso massacre que vitimou mais de 200 pessoas em uma pequena província na Armênia. Ele reluta. Não quer deixar sua cidade e não consegue atribuir tamanho genocídio a um malfeitor o qual julgava conhecer tão bem e que não seria capaz de tamanha barbárie. Ele acaba sendo convencido a aceitar e ganha uma parceira de trabalho, a Sra. Natasha Bykov -- o tipo de agente linha dura que vive de péssimo humor e não troca mais do que míseras palavras.

Mais dureza do que ter que conviver com uma mulher estranha que não está nenhum pouco confortável com Mickey, é retrocedermos no tempo e testemunharmos fragmentos do passado de Dmitri Ivanov, o homem que veio ao mundo para fazer a diferença. Os pais de Dmitri eram bem quistos onde moravam e conquistaram até certo respeito perante os nobres, não porque eram como eles, muito pelo contrário: formavam um casal simples com uma vida modesta, porém, satisfeitos no que concerne aos trabalhos e favores dos quais se ocupavam. Atividades que acabavam favorecendo a muitos, inclusive aos poderosos. Não lhes faltava nada e a ambientação era bem próxima da vida rural. 

Dmitri nasce e nos permite acompanhar sua tragetória quando, ainda em tenra infância, conhece Natasha e, um tempo depois, Nicolai -- um otimista espirituoso que, infelizmente, morreu na Guerra. Dmitri, por sua vez, foi mais do que bom soldado. Sua garra e dedicação foram tamanhas que ganhou promoções ao longo dos anos (cabo, sargento, primeiro-tenente, capitão etc...). Com certeza, seus pais deveriam estar orgulhosos pelo sucesso da carreira militar de seu filho. Não era o bastante ser mais um a defender sua pátria; era preciso tornar-se o melhor.

Não foi fácil alcançar as patentes. Se todos atribuíam-no respeito considerável de acordo com seu prestígio nessa hierarquia militar, por outro lado, seu íntimo tornava-se um amontoado de desgostos, frustrações e perdas até não aguentar mais. E quando não aguentou mais, Dmitri Ivanov, a autoridade exemplar que tanto fez a diferença ao longo de tantos anos de guerra em defesa de seu povo, deu lugar a uma outra personalidade: alguém que não tinha escrúpulos e mantinha-se obscuro; alguém que se apresentava todo coberto de preto e tais vestes ainda não eram o bastante perante a imensa escuridão que passou a dominar seu coração; alguém que julgava carregar consigo uma mancha neural - Mancha Negra

Daniel Alencar, mesmo autor de "Nova Patópolis", gosta de criar ficções com personagens dos quadrinhos Disney. "Mancha Neural" é uma ótima trama que nos traz esse conteúdo inédito do Manha Negra. 
Escritor independente, ele disponibilizou esse material no próprio blog. Para garantir o teu (gratuito) é só clicar aqui e ir ao link para fazer o download da obra em vários formatos (EPUB, MOBI, ISSUU e PDF). Como prefiro ler e-books pelo Kindle, baixei em PDF e o inseri no Kindle. Li tranquilamente.


16 comentários:

  1. Boa tarde amigo Fabiano,

    Fiquei feliz que você leu e curtiu o Mancha Neural a ponto de escrever esta resenha e criar esta linda capa.

    Eu gostei de destrinchar Dmitri Ivanov e sua relação com o mundo e com Natasha... E após o fim do Mancha Neural, haverá a continuação e conclusão desse "universo alternativo"... Maiores detalhes em breve...

    Valeu mesmo e qualquer coisa que precisar é só pedir...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo, Daniel. Como sou que nem você (escritor independente), foi legal ler tudo e imaginar partes maravilhosas que eu não conseguiria narrar e também algumas em que eu, no meu estilo, teria feito do meu jeito.
      Um abraço, meu caro. Parabéns pela obra.

      Excluir
  2. Olá, Fabiano.

    Boa trama, me parece. Ao menos pela sinopse que você elaborou.

    Acho admirável a paixão de algumas pessoas por certos personagens, a qual as leva a se dedicar a "fanfics". Nos dias de hoje, contudo, eu teria até "receio" (por assim dizer) de me dedicar a queimar neurônios para isso, ainda mais mantendo um blogue. No oba-oba de ações judiciais por editoras, evito até mesmo utilizar uma imagem Disney ou Turma da Mônica, vai que a Panini ou a Culturama me ameaçam com notificações extrajudiciais, alegando serem detentoras do uso de imagens no Brasil.

    Já vi cada coisa escabrosa que nem acho isso impossível.

    Essa capa está muito bonita. Remete bem a um Mancha humano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu também não teria essa coragem toda de colocar tanto tempo e dedicação em uma obra que depois pode me trazer dissabores e até problemas. Se bem que ando pensando em algo em torno de um universo que já caiu em domínio público e teoricamente pode ser utilizado. Mas são apenas pensamentos. Só de pensar na possibilidade de uma dor de cabeça envolvendo direitos autorais, eu desanimo.
      Sei que você também é um ótimo escritor. Deveria exercitar esse teu lado.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Olá, Fabiano.
    Esse é o tipo de história que não me atrai por isso não leria. mas que bom que gostou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom pra mim. Ela é mesmo um pouco diferente para o padrão que você gosta. Um abraço, querida.

      Excluir
  4. O livro parece ótimo, já baixei e vou ler, parabéns pela critica da obra e parabens pelo escritor dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago. Obrigado vir aqui e deixar seu comentário. Mexeu comigo essa trama. Espero que ela também funcione com você. O que será UE despertou sua curiosidade para baixar e querer conhecer esse material? Seria o fato da história envolver guerra ou uma fanfic com personagem Disney?

      Um abraço. Boa leitura.

      Excluir
    2. A verção mais adulta desse mundo, com certeza foi isso

      Excluir
  5. Me parece um trama mais adulto e complexo num univerço onde geralmente tudo é flores, a nova abordagem do univerço me chamou a atenção, essa história poderia até virar um classico se fosse oficial da disney, ele muda o esterioptico infantil e ponha um mais adulto, um prato cheio para quem cresçeu lendo esse personagens, nunca fui muito fã do mikei mas posso acabar gostando da verção dele nesse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então você também lê os quadrinhos Disney. Qual será seu personagem preferido nos quadrinhos? O meu é o Donald.
      Sem dúvida, esta fanfic do Daniel é uma ótima trama que poderia mesmo ser uma versão oficial das origens do Mancha Negra. Você bem disse e faço minhas as tuas palavras.
      Um abraço, meu caro.

      Excluir
    2. Tio Patinhas, ele é massa demais, o pateta também

      Excluir
  6. Muito interessante, comecei a ler e pensei "Mickey, mancha, será?". Se fizessem uma versão HQ eu com certeza leria. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma versão HQ com muito capricho, estilo do artista Paolo Motura ou até mesmo Casty ou Cavazzano, seria bom demais!!

      Excluir