sexta-feira, 8 de julho de 2022

AS TIRAS CLÁSSICAS DO PELEZINHO


Em Agosto de 2012 a Mauricio de Sousa Produções lançou pela Panini Comics "As Tiras Clássicas do Pelezinho n° 1", que reúne as primeiras tirinhas do personagem e sua turminha publicadas em um  jornal de grande circulação, em 1976. Este encadernado tem capa cartão, 132 páginas no total, preço de R$ 19,80 e traz um prefácio escrito por Edson Arantes do Nascimento - ninguém menos que o rei Pelé - explicando como foi seu contato com Mauricio, as publicações das primeiras tiras, a revista lançada em 1977 até 1982 pela editora Abril, e a "despedida editorial" que aconteceu em 1990. Como assim? É que, pelo que entendi, mesmo não tendo mais circulação regular da revista em quadrinhos dele, os estúdios da turma da Mônica ainda possuíam os direitos para lançarem o que quisessem, até 1990.

Mais do que criar um único personagem, Mauricio de Sousa produziu um universo à parte, introduzindo os pais de Pelé e alguns de seus amigos que tinham características para se tornarem ótimos personagens: Cana Brava, Neusinha, Samira, Frangão, Bonga, Teófilo e o cãozinho Rex (este, uma espécie de Bidu do Pelezinho) são muito divertidos. Compartilho com vocês algumas imagens do meu próprio exemplar:


11 comentários:

  1. Dê uma boa olhada na segunda tirinha da página, a do Caco Galhardo.
    https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#20/6/2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K7 cara!! Sintonia finíssima!!

      Nem sabia que mantinham essa coluna. Só assinante tem acesso? Eu amava essa seção.

      Excluir
    2. Eu não sou assinante, então acho que o acesso é livre mesmo.

      Excluir
    3. Lembrei agora quando pegava os jornais e ia direto para as tirinhas.

      Excluir
    4. Sim. Elas ficavam no caderno Ilustrada.

      Excluir
  2. Oi, Fabiano! As tirinhas clássicas do Pelezinho é show, não é mesmo? Gosto bastante deste personagem, embora o que mais me agrade seja o Chico Bento. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano. Gosta do Chico Bento então? Provavelmente por causa da vida mais simples e longe da cidade, né? Um bom domingo, meu caro. Que sua semana seja de paz e tranquilidade. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Oi, Fabiano.
    Infelizmente nao comprei essas publicacoes na época.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei em um sebo físico, muitíssimo anos depois. Paguei cerca de 4,00

      Excluir
  4. Olá, Fabiano. Adorei o post. Tenho 3 gibis do Pelezinho. 2 foram presentes seus quando você fez esse blog. Guardo-os com muito carinho! Gosto muito da turma do Pelezinho. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roniere! Esses dois que você tem eu comprei no mesmo ligar que este. Infelizmente a loja não existe mais. Não no físico. E ela, como loja virtual, aumentou muito os preços. Bom saber que ainda tem as revistas. Um grande abraço.

      Excluir